top of page
Search

Gatilhos Alimentares na Psoríase: saiba quais são

Updated: Feb 14, 2022

A Psoríase é uma doença autoimune que afeta hoje cerca de 125 milhões de pessoas no mundo (1), sendo que no Brasil são mais de 5 milhões de pessoas portadoras da Psoríase.

Existem vários gatilhos para a manifestação, piora dos sintomas, surto e perpetuação da doença, mas cerca de 30% dos casos, observa-se a hereditariedade.

Mesmo assim - NÃO significa que se você tem alguém na família com Psoríase, vai manifestar a doença. A manifestação vai depender de:
  • Estilo de vida

  • Alimentação

  • Ambiente em que você vive


Existem alguns alimentos que podem ser os gatilhos para a Psoríase, assim como contribuir para para a piora e surtos, e até perpetuar os sintomas.

Tentei reunir neste post os mais comuns, baseados em evidências científicas, assim como outros fatores que podem os gatilhos para a Psoríase. Veja abaixo.




Como muita gente já sabe, a minha “obsessão” pela Psoríase começou a partir do diagnóstico da minha filha quando ela tinha 14 meses. Muito afortunadamente, hoje ela está super saudável e não vemos a manifestação da doença há muitos anos.

O controle da Psoríase depende muito da bioindividualidade de cada pessoa e as condições que a cercam, mas pode ser sim possível reduzir os sintomas e viver melhor.

É uma vigilância eterna, e todos os dias sem sintomas é um milagre. É importante cuidar dos sintomas, porque de acordo com pesquisas, cerca de 1/3 dos pacientes com Psoríase desenvolve Artrite Psoriática e outras doenças autoimunes, como Artrite, Hipotireoidismo e outros. O cuidado diário vale a pena!

Espero ter contribuído com informações de qualidade, e se você tiver alguma dúvida, entre em contato comigo por aqui ou no Instagram. Até a próxima!



Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

Comments


bottom of page