top of page
Search

Cupcakes Fofinhos de Blueberries

Updated: Sep 8, 2022

Cupcakes sem glúten e laticínios, sem grãos e baixa histamina


Estes cupcakes são super fáceis de fazer, porque você só usa o liquificador, super fofinhos e melhor, baixa histamina para quem precisa.


Como sempre, moderação no consumo de farinhas (mesmo que sejam sem glúten) é recomendado. Eu geralmente faço estes cupcakes de vez em quando, porque o lanche da tarde é sempre uma melhor opção quando são frutas, nozes, e outros alimentos assim, especialmente se você está tentando regular o nível de açúcar no sangue. Mas são uma delícia de vez em quando, e assim a gente dá sabor à vida, consumindo em moderação.


Cupcakes Fofinhos de Blueberries


Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de farinha de mandioca fina*** (veja nota)

  • 1 maçã grande ou 1 e 1/2 média = mais ou menos 230gr de maçã*(veja nota)

  • 1 xícara de leite de coco

  • 2 xícaras de blueberries frescos ou congelados

  • 3 ovos pequenos ou 3 ovos de linhaça** (veja nota)

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco ou ghee em ponto pomada

  • 2 colheres de sopa de açúcar de coco ou demerara

  • 2 colheres de sopa de xarope de bordo

  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento para bolo (sem glúten, a receita está no feed do meu Instagram)

  • 1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio


Instruções:

  1. Prepare 12 formas de cupcake untando ou com forminhas de papel.

  2. Pré aqueça o forno a 160C.

  3. Corte as maçãs e pese - pode ser a olho também, mas terá que ser uma maçã grande ou duas médias, o peso total deve dar em torno de 230g, picada sem casca e sementes.

  4. Coloque no liquidificador: as maçãs cortadas, leite de coco, ovos se for usar, ghee ou óleo, adoçantes e bata até ficar homogêneo.

  5. Adicione a farinha de mandiocas poucos, e vá misturando. Ajude com uma colher se necessário, para incorporar e depois bater. Bata na velocidade baixa até misturar tudo. A massa será meio grossa.

  6. Despeje a massa em uma tigela grande e com cuidado incorpore os blueberries. Se você não tiver problemas com histamina, pode adicionar morangos, que foi o que eu fiz.

  7. Coloque a massa nas forminhas e leve para assar. Estará pronto após assar mais ou menos por 30-40 minutos dependendo do seu forno. Espete um palito e ele sairá limpo. Não asse demais para não ficar muito seco. Eu gosto de assar, depois por 2 ou 3 minutinhos deixo no modo "tostar" apenas para dar essa aparência mais dourada, mas não é necessário se você não quiser.

  8. Remova do forno e deixe esfriar um pouco. Retire os cupcakes com cuidado e deixe em uma grade para esfriar completamente. A textura se desenvolve à medida que ele esfria.




Notas:

* Maçã: corte e pese se estiver na dúvida, mas é uma maçã grande ou uma e meia mais ou menos, média. Depende do tamanho da maçã. Veja a minha que é média, eu usei uma e meia.


** ovos de linhaça: você pode substituir, mas os cupcakes não crescerão muito e podem não ficar muito fofinhos. Mas conseguem "segurar" a massa. Para fazer, misture as 3 colheres de sopa de linhaça com 1/2 xícara de água (xícara medida, 125ml) e deixe descansar um pouco.

*** farinha de mandioca: você pode utilizar uma farinha bem fina de mandioca. A consistência vai depender da sua farinha e da umidade de onde você mora. A massa vai ser grossa, e não líquida. Se estiver muito líquida, adicione aos poucos mais farinha até ficar mais grossa. Para pessoas residentes fora do Brasil, a farinha que eu uso é a da marca Otto's.


Espero que gostem da receita!


Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

Café da manhã: a refeição mais importante!

Muita gente pula da cama, não come nada de manhã ou só toma um café e começa o seu dia assim. Tomar um café preto logo de manhã, puro ou batido com colágeno ou leite vegetal é uma prática adotada por

Comments


bottom of page