top of page
Search

O que é a Nutrição Bioindividual?

Updated: Jan 24, 2022


Eu vivo dizendo que cada um de nós é Bioindividual. Somos únicos, e devemos ser tratados como tal.


Cada um de nós tem uma composição nutricional e química que nos torna únicos. Nossa individualidade bioquímica resulta de uma combinação de nossos genes e nosso ambiente, o que somos e como interagimos com o mundo ao nosso redor.


Hoje temos uma vida diferente de nossos avós e nossos ancestrais – vivemos em um mundo muito mais tóxico, exposto a mais estresse e diminuição da qualidade dos alimentos. O ambiente em que vivemos combinado com seus genes pode determinar nossa saúde atual.

Doenças autoimunes e crônicas estão em alta, ansiedade, depressão, alergias sazonais, intolerâncias/sensibilidades alimentares, problemas digestivos que podem se manifestar de forma diferente em cada um de nós – mesmo que façamos parte da mesma família.


Todos queremos nos sentir melhor a cada dia, viver uma vida saudável e cheia de energia, por isso começamos a procurar alternativas. E há tantos – de dietas a exercícios, todos parecem atraentes para nós.

Mas como escolher entre tantas dietas e protocolos? O que é Paleo, SCD, GAPS, FODMAPs? E o que é certo para você? Como você pode trazer seu corpo e mente para trabalhar de forma otimizada e ajudar a restaurar sua saúde?


Pois é, são tantas "dietas", que nem sabemos mais o que faz cada uma e o que é melhor para cada um de nós. Existe tanta informação disponível hoje, que nos sentimos mais perdidos, e não sabemos mais o que seguir.


A verdade é que todas estas "dietas" podem ser boas para a gente, ou combinação de algumas delas... e é aí que entra a ciência da Nutrição Bioindividual.


"A Nutrição Bioindividual é a prática de personalizar estratégias de dieta e nutrição para as necessidades bioquímicas e subjacentes únicas do indivíduo" Julie Matthews, Bioindividual Nutrition Institute

A Nutrição Bioindividual utiliza uma abordagem dietética personalizada para cada pessoa, e essa abordagem integra dezenas de estratégias dietéticas e examina de perto as relações entre os sintomas e as vias biológicas subjacentes.

Os componentes químicos em alimentos afetam a bioquímica do nosso corpo, que por sua vez, influencia os alimentos que uma pessoa pode tolerar.


Dentro desta metodologia, consideramos a vida e o histórico familiar e médico, individualidade bioquímica, genética, estilo de vida, personalidade, saúde mental e física e estado emocional de cada pessoa - e então resulta na criação de um programa personalizado de nutrição.


Entender quais alimentos afetam o nosso corpo, e como, bem como a tolerância de cada alimento é a chave para o nosso equilíbrio e bem-estar, pois esse conhecimento nos liberta e nos permite que tenhamos uma rotina alimentar variada e robusta em nutrientes, em que podemos comer de tudo um pouco, com prazer e sem sofrer consequências.


Eu acredito que todos podemos mudar as nossas vidas e transformá-las em uma vida mais saudável e feliz. Eu posso te ajudar a descobrir suas sensibilidades alimentares, entender seus sintomas (e ouvir seu corpo), otimizar a digestão e restaurar a saúde da mente e do corpo. Também acredito que acolher tudo o que há de positivo em sua vida pode realmente te ajudar na sua jornada. Quer bater um papo comigo? Entre em contato comigo aqui!



Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

bottom of page