top of page
Search

Artrite Reumatóide e Solanáceas

Updated: Feb 14, 2022


Eu tenho uma professora que sempre diz que o “diabo mora nos detalhes” e é verdade.

Existem alimentos que são muito saudáveis e essenciais à nossa boa saúde… mas como tudo no mundo dos alimentos, existem aqueles que são melhores ou piores para você.
Conhecer a sua Bioindividualidade ou a sua bioquímica individual é fundamental para o equilíbrio da sua boa saúde, e viver sem sintomas na medida do possível, especialmente no caso da Artrite Reumatóide.

Muitas pessoas com tipos inflamatórios de artrite, como a artrite reumatóide , relatam um agravamento dos sintomas, como dor nas articulações e inchaço, após consumir os vegetais da família das solanáceas, devido a Lectinas, Saponinas e Capsaicina encontradas em grandes concentrações nestes vegetais.

Nem todas as lectinas são problemáticas , mas existem aquelas que tem a capacidade de AUMENTAR a permeabilidade intestinal, como a lectina do tomate por exemplo.

As saponinas aumentam a resposta imune às proteínas que “escapam” do intestino (devido a permeabilidade intestinal ou "leaky gut"). Dietas ricas em batatas resultam em marcadores aumentados de inflamação, por exemplo.Afinal, quais são os vegetais pertencentes à família das solanáceas?

  • Batata inglesa

  • Berinjela

  • Pimentão (todos os tipos)

  • Tomates (todos os tipos)

  • Páprica

  • Pimentas (todas as pimentas, menos a pimenta-do-reino)

  • Tabaco

  • Ashwaganda

  • e outras mais 250 variedades de plantas diferentes

Nem todas as pessoas com doenças autoimunes terão os mesmos sintomas e reações.
Cada pessoa é ÚNICA, mas conhecendo as diferentes propriedades dos alimentos - vale a pena ficar de olho, especialmente se os sintomas estão muito presentes.
õÀs vezes as pessoas podem tolerar pequenas quantidades de certos alimentos, mas a combinação pode produzir reações, por exemplo. Existe também a possibilidade de que apenas certos tipos de vegetais da família solanácea produzam reações.
Testar, monitorar e observar são ferramentas importantes no manejo dos sintomas de qualquer doença autoimune e crônica.

Espero que o post de hoje tenha sido útil, e se você tiver alguma dúvida, me deixe um comentário, ou me envie um email!
Até breve!

Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

bottom of page