top of page
Search

Benefícios de uma alimentação rica em minerais alcalinos e Artrite Reumatóide

Updated: Jan 16, 2022

Todos sabemos que manter uma alimentação baseada em “comida de verdade”, variada e densa em nutrientes é um dos pilares de uma vida saudável e que pode ajudar a prevenir doenças autoimunes (e crônicas).

Dentro do mundo dos alimentos, que na minha opinião é um mundo fantástico, temos vários tipos de alimentos com propriedades variadas.

Alimentos inflamatórios ou formadores de ácido consumidos em excesso ou em maior quantidade, podem ser um problema para todos nós, mas especialmente a pessoas que sofrem de doenças autoimunes.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism [1] mostrou evidências de que o consumo e a suplementação com minerais alcalinos são essenciais para uma boa saúde. O objetivo deste estudo foi entender o efeito dos minerais alcalinos (bicarbonato de potássio, bicarbonato de sódio e cloreto de potássio) na saúde óssea. Os participantes que tomaram suplementos de bicarbonato demonstram permanecer com os ossos mais fortes e saudáveis [1].
Um estudo do Instituto de Prevenção e Nutrição na Alemanha forneceu evidências claras de que o uso de uma suplementação mineral alcalina (30g por dia) reduz a dor e aumenta o movimento em pacientes com artrite reumatóide moderadamente ativa durante um período de 12 semanas [2]

Como eu sempre falo, que a “comida vem primeiro”, vamos ver quais são as fontes minerais alcalinas em alimentos que podem ajudar na prevenção e melhoria dos sintomas na artrite reumatóide:
Magnésio:
- sementes de abóbora
- acelga
- brócolis
- pepino
- brotos de semente de girassol
- tomate
- aipo
- quinoa
- amêndoas

Cálcio:
- nabo
- tomilho e manjericão
- brócolis
- acelga
- beterraba
- alface romana
- couve
- aipo
- repolho
- feijão verde
- aspargos
- couve de bruxelas
- alho
- Verduras em geral

Potássio:
- abacate
- lentilhas
- acelga
- tomate
- brócolis
- pepino
- beterraba
- verduras em geral
- cenoura

Sódio:
- abacate
- cenoura
- repolho
- couve-flor
- couve
- alface
- verduras
- salsa
- pimentão
- rabanete
- semente de girassol
- couve
- nabo
- Sais marinhos, sal adicionado a alimentos processados

Uma rotina alimentar variada e ampla é essencial para a boa saúde, mas há evidências que consumindo-se alimentos e bebidas ácidas em excesso o corpo é “forçado” a usar suas reservas alcalinas para neutralizar esses ácidos que podem levar à inflamação e degeneração das articulações, órgãos e tecidos.
O corpo consegue funcionar de forma ideal quando recebe esta abundância de minerais alcalinos, e isso pode ajudar a prevenir e também melhorar sintomas da artrite reumatóide [2]

Uma alimentação rica em verduras e legumes tem muitos benefícios, porque são alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes que ajudam a manter o bom funcionamento do nosso corpo e da nossa mente!
Você tem dúvidas ou quer deixar seu comentário? Conecte-se comigo aqui!

Referências:

[1] Young RO, Young SR (2012) The pH Miracle Revised and Updated. Grand Central Life & Style, Hachett Book Group.

[2] Regina Maria Cseuz, Istvan Barna, Tamas Bender, Jurgen Vormann (2008) Alkaline Mineral Supplementation Decreases Pain in Rheumatoid Arthritis Patients: A Pilot Study 2: 100-105.

Dawson Hughes, Harris SS, Palermo NJ, Castaneda Sceppa C, Rasmussen HM, et al. (2009) Treatment with potassium bicarbonate lowers calcium excretion and bone resorption in older men and women. J Clin Endocrinol Metab 94(1): 96-102.

Joseph D, Campbell (1995) Minerals and Disease. Journal of Orthomolecular Medicine 10(3&4).

Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

bottom of page