top of page
Search

Tratamento com Metotrexato e Psoríase: capriche nestes nutrientes!

Muitas vezes, é necessário fazer uso de medicamentos para o alívio e controle dos sintomas da Psoríase. Estes medicamentos são bem vindos e têm o propósito de ajudar o paciente, mas às vezes podem também afetar o estado nutricional do corpo, interferindo na absorção, metabolismo e excreção de nutrientes nos alimentos.


Falo hoje de alguns nutrientes importantes para o corpo quando se faz o uso de alguns medicamentos, como o metotrexato.

O seu uso pode diminuir os níveis de alguns nutrientes no corpo, especialmente Vitamina B12 e B9 (folato) e portanto, deve-se reforçar o consumo de alimentos ricos nestes nutrientes.


Pode-se também com supervisão médica considerar a suplementação com Vitamina B12 e B9, mas mesmo assim é importante concentrar os esforços para caprichar no consumo de alimentos ricos nestes nutrientes.


A VITAMINA B12 tem um papel fundamental em vários processos metabólicos. Ajuda a manter o sangue e as células nervosas do nosso corpo saudáveis e ajuda a produzir o DNA. Sem ela, o nosso sistema imunológico pode ficar desregulado, além de ter várias outras consequências.


A VITAMINA B9 ou ácido fólico tem um papel fundamental no crescimento celular e na formação do DNA. A deficiência de ácido fólico pode afetar o sistema imunológico, reduzindo a capacidade das células T CD8+ de proliferar em resposta à ativação (1). Ou seja, níveis suficientes de folato também ajudam não só a regular o sistema imunológico mas também em um processo muito importante no corpo chamado metilação, juntamente com a vitamina B12 e outros nutrientes.


Veja abaixo as fontes mais comuns destes nutrientes tão importantes.




Uma alimentação variada e rica em verduras, legumes, frutas e proteína de boa qualidade é sempre importante, além de caprichar nestes alimentos ricos em B12 e B9.


Espero que você tenha achado útil, e qualquer dúvida, entre em contato comigo no email marcia@nutribioindividual.com! Até a próxima!


Recent Posts

See All

Microbioma Intestinal e Doenças Autoimunes

A nossa saúde intestinal dita a nossa saúde do nosso corpo como um todo e da nossa mente - e tudo começa lá: no nosso trato digestivo. O trato digestivo vai desde a boca até o ânus, e o "intestino" en

コメント


bottom of page